Linha de processamento completa de iogurtes

Linha de processamento de iogurtes

Layout da linha de produção

Fluxograma de produção

A nossa linha de processamento completa de iogurtes pode ser usada na produção de iogurtes e iogurtes agitados, porque estes dois tipos de produtos de leite requerem o mesmo tipo de tratamento. Esta linha de processamento de bebidas oferece a padronização da gordura e matéria seca, tratamento térmico e homogeneização.

É assumido que o leite foi padronizado para o requerido teor de gordura antes de entrar na linha de produção de iogurtes, e o conteúdo em matéria seca é padronizado num evaporador durante o processo de produção. Se o conteúdo em matéria seca é ajustado ao ser adicionado leite em pó, então o equipamento usado deve ser semelhante às seleções descritas na secção de leite recombinado.

Antes do tratamento térmico, os aditivos são colocados no leite, incluindo os estabilizadores e vitaminas, etc. Quando o leite já foi pré-tratado e arrefecido para a temperatura de inoculação, os seguintes procedimento são determinados pelos tipos de iogurte que deseja produzir, como iogurte normal, iogurte mexido, iogurte líquido, iogurte gelado, e iogurte concentrado. O sabor e aroma do iogurte são os fatores primários.

Fluxo de trabalho da Linha de processamento completa de iogurtes

A Figura 11.14 mostra o processo de produção do iogurte mexido.

1. O leite pré-tratado, que é arrefecido para a temperatura de incubação, é bombeado para o tanque de incubação (7), onde uma certa quantidade de coalho para produção é adicionado ao leite. Quando o tanque fica cheio, é executada a agitação durante um período de tempo por forma a conseguir uma distribuição uniforme do coalho. O tanque de incubação deve estar isolado para manter uma temperatura constante. O acidómetro é um aparelho opcional para o tanque de incubação, para uma análise do desenvolvimento da acidez.

2. Se for utilizado um coalho com 2.5-3% de inóculos, então o tempo de incubação varia das 2.5 às 3 horas, e a temperatura deve ser controlada entre os 42℃ e os 43℃. Depois de atingir o desejado valor de pH, a temperatura deve descer de 42℃ a 43℃ para 15℃ a 22℃ num intervalo de 30 minutos, para prevenir um maior crescimento de bactérias. Como resultado, é assegurada uma qualidade superior para o iogurte.

3. Este sistema de processamento de produtos lácteos envolve a utilização de um tratamento mecânico para lidar com o coalho de uma maneira suave, o que resulta numa consistência perfeita. Ainda, a nossa linha de processamento de iogurte está equipada com um trocador de calor de placas especial (8) para o arrefecimento. O iogurte mexido está pronto para o embalamento a 15℃-22℃.

4. Vários frutos e agentes aromatizantes (10) podem ser adicionados ao iogurte quando o mesmo é transferido do tanque de transição para a máquina de enchimento. A bomba de medição de velocidade variável, que está síncrona com a bomba de introdução de iogurte, é empregue para promover uma mistura eficiente dos ingredientes, iogurte e frutas na unidade de mistura. Esta unidade é estática e higiénica, para uma qualidade garantida.

Componentes da Linha de processamento completa de iogurtes
1. Secção de tratamento da água
2. Secção de receção do leite ou dissolução do pó
3. Secção de preparação
4. Secção de esterilização
5. Secção de fermentação
6. Secção de enchimento e embalamento
7. Secção de limpeza CIP
8. Dispositivo de arrefecimento
9. Compressor
10. Caldeira a vapor
11. Sala de incubação ou arrefecimento
12. Material de instalação

Parâmetros técnicos da Linha de processamento completa de iogurtes
Matéria prima Leite cru fresco, Leite em pó
Produto Iogurte normal, iogurte mexido, iogurte líquido, etc
Capacidade de produção 2 toneladas/dia a 500 toneladas/dia
Embalagem Embalagem cartonada de topo de longa duração, garrafa de plástico, copo de plástico, garrafa de vidro, etc.
    Deixe uma mensagem